sábado, 5 de dezembro de 2009

FESTIVAL CULTURAL


JUVENTUDE E DIREITOS HUMANOS E SOCIOASSISTENCIAIS

JUVENTUDE QUE SABE DOS SEUS DIREITOS E DEVERES

O coletivo da sede/vespertino mostrou a importância de conhecermos os nossos direitos humanos e socioassistenciais. Começando a apresentação com placas de alguns direitos do cidadão, mostrados e falados para o público. Explorou o tema mostrando a importância do agir na construção de uma sociedade mais justa, solidária e pacífica. Através de uma música encenada deixou claro que é necessário ter voz ativa e lutar contra as desigualdades sociais.

 





JUVENTUDE E ESPORTE E LAZER.


CULTURA CORPORAL: VOCÊ TEM?

O coletivo da sede/matutino explorou a metodologia de um programa jornalístico/esportivo que recebia vários convidados do mundo dos esportes, de forma bem humorada e dinâmica cada atleta falava sobre a contribuição do esporte para melhoria de suas vidas e também a implementação de projetos sociais voltados para a valorização do esporte. Ficando claro que é necessário discutir sobre a cultura corporal do nosso país e comunidade, destacando a inclusão de todos dentro da prática esportiva profissional ou amadora. Apresentou um cordel de autoria da aluna Edilene, que chamava a atenção para inclusão de portadores de necessidades especiais na prática esportiva e fez uma belíssima apresentação de dança que mostrava o esporte como sinônimo de promoção de saúde, companheirismo e respeito as diferenças.







JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE


PENSAR E AGIR LOCAL E GLOBALMENTE

O Seminário realizado pelo coletivo Recife/vespertino aprofundou ainda mais os conhecimentos construídos durante o ciclo I. As questões relativas ao meio ambiente são constantes nos encontros e eventos do Projovem. Embora as discussões estejam bastantes presentes nos encontros, percebe-se que a cada dia o homem busca modelos de desenvolvimento impactantes no meio ambiente. A melhor maneira de conscientizar os jovens e a população em geral é investir em ações socioeducativas ecológicas e conscientes. O seminário apresentou vídeos voltados para a consciência ambiental e discutiu em mesa redonda temas como aquecimento global, poluição das águas, desmatamento e lixo, os participantes interpretaram papéis de representantes locais que defendem o meio ambiente.



JUVENTUDE E CULTURA

ANDAR E APRENDER JUNTOS NA DIFERENÇA

O homem é um ser social e cultural e a todo momento está mudando hábitos, valores, costumes, incorporando novas formas de convívio e de expressão da sua cultura, seja nas danças, na culinária, nos rituais religiosos. O coletivo de Sítio/Novo noturno despertou para a necessidade de resgate e valorização da cultura local, mostrando que a melhor maneira de manter a cultura viva e praticando e comunicando a sociedade das várias expressões existentes em sua localidade. A apresentação iniciou-se com um diálogo entre lampião e Maria Bonita discutindo o que é cultura, a linguagem utilizada mostrava a maneira de falar do sertanejo, os atores apresentaram algumas manifestações da cultura global e local, ente elas, as danças indígenas, as rodas de são Gonçalo, a capoeira e o baião.

O melhor aprendizado do seminário foi a formação de uma consciência de que não existe cultura melhor que a outra, o importante é termos uma identidade, pertencer a uma cultura e aprender e ampliar o nosso repertório cultural, aceitando as diferenças como uma possibilidade de andar e aprender juntos.



JUVENTUDE E SAÚDE

PROMOÇÃO DA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E SOCIAL

O coletivo de Recife/matutino trouxe alguns questionamentos e problemas verificados em sua localidade, debatendo o tema Bulimia e anabolizantes: Em busca da perfeição?

Após levantamento dos fatores e condições que trazem perigo para a saúde dos jovens, percebeu-se a necessidade dos jovens de terem uma aparência bonita a qualquer custo, o que vinha trazendo sérias complicações de saúde. O tema tão em voga atualmente demonstrou que o conceito de saúde não é apenas a ausência de doença, e sim, a promoção da saúde através do entrecruzamento das dimensões física, mental e social.


ORIENTADORES SOCIAIS
MISLENE OLIVEIRA
JOSÉ NETO
SILMARA
ZAINE BENÍCIO
DANILA

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - MARIVAN TEIXEIRA FRANÇA

COORDENADORA PEDAGÓGICA - JACQUELINE MEDEIROS








Nenhum comentário:

Postar um comentário